Na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, Amazonas, recebeu um pouso não programado de um Boeing 767 que tinha Guarulhos, São Paulo, como destino.
A aeronave de matrícula N69063, um 767-400ER operador pela norte-americana United Airlines, partiu do Aeroporto Dulles Internacional, de Washington, EUA, na noite de ontem, no voo UAL-861.
O avião estava há pouco tempo sobre o território brasileiro, quase sobre Macapá, no Amapá, às 07h37 da manhã, quando os pilotos iniciaram um desvio rumo à capital do Amazonas. O pouso em Manaus foi realizado às 09h03 da manhã.
Cerca de uma hora depois, às 10h10 da manhã, o Boeing 767 decolou do Eduardo Gomes para continuar o serviço até o aeroporto de Guarulhos. O pouso ocorreu às 14h30, pouco mais de 4 horas após o horário padrão de chegada do voo UAL-861.
Segundo informações levantadas pelo Aviação Amazônia, a tripulação decidiu pelo desvio do voo por causa de uma emergência médica a bordo, pois um passageiro teria apresentado sinais de ataque cardíaco.
Ainda segundo o referido canal amazonense, embora Belém, no Pará, estivesse mais próxima da posição em que estava a aeronave, o pouso não foi sido feito no Aeroporto Val-de-Cans, na capital paraense, devido a obras.
De fato, dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) confirmam que sua pista mais longa, de cabeceiras 06/24 e 2.800 metros de comprimento, está fechada para pousos e decolagens de segunda a quinta-feira, das 03h00 às 11h00, devido a obras.
Até o momento não há informações oficiais sobre o estado de saúdo do passageiro.