Sigo Amazonas
Política

Sul do AM é prioridade na destinação de terras públicas, diz Marina

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que o governo tem a região do sul do Amazonas como prioritária para a destinação de terras públicas federais que ainda não possuem finalidade específica na região.

Essa política fundiária, segundo a ministra, é fundamental para as ações de combate aos crimes ambientais na região.
“O processo é realizado no âmbito da Câmara Técnica de Destinação e Regularização Fundiária de Terras Públicas Federais Rurais, restabelecida pelo presidente Lula no ano passado, e é fundamental para o enfrentamento da grilagem e do desmatamento ilegal. Ainda em 2023, o sul do estado do Amazonas foi definido como prioritário para esse trabalho”, disse a ministra.
Marina recebeu, nesta quinta-feira (25), integrantes da comissão da Aliança para o Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas.
“Os representantes da aliança apresentaram importantes informações para avançar com essa pauta, valorizando ainda mais as vivências e demandas das populações tradicionais e agricultores familiares que vivem e dependem dessas terras. O material foi construído por diversas organizações e especialistas que integram a aliança.
A ministra afirmou que a pasta e outros órgãos do governo federal, coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, têm atuado para destinar aproximadamente 50 milhões de hectares de terras públicas federais.
“[Isso] com agilidade e garantia de acesso às políticas públicas de conservação ambiental e uso social da terra, conforme definido em nossa Constituição federal”.
BNC AM

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais