A Prefeitura de Manaus se instalou no bairro Cidade de Deus, na zona Norte, nesta quinta-feira, 25/6. O prefeito Renato Junior lançou o programa “Manaus que a Gente Cuida”, reunindo nove secretarias e órgãos municipais em uma operação integrada de zeladoria que concentra, em um mesmo território, ações de infraestrutura, limpeza urbana, trânsito, saúde, assistência social, habitação, esporte e educação.
Durante o lançamento, o prefeito anunciou que as equipes permanecerão no bairro pelos próximos dias, executando os serviços de forma contínua. A programação iniciada nesta quinta-feira será ampliada até domingo, quando acontece a “Faixa Liberada Itinerante”, com atividades esportivas, recreativas e tendas de atendimento ao público.
“Em vez de o morador procurar a prefeitura, é a prefeitura que vem até o morador”, resumiu o prefeito Renato Junior durante entrevista coletiva.
A agenda do prefeito começou com entrevista à imprensa e, ao longo da manhã, ele percorreu os principais pontos da operação, visitando a Carreta da Mulher, a escola municipal São Benedito, onde também acontecem atendimentos à população, além das frentes de infraestrutura, limpeza urbana e saúde instaladas em diferentes áreas do bairro.
Mais de 20 ações simultâneas
Nesta edição, participam da operação as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), Saúde (Semsa), Educação (Semed), Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
As equipes executam recuperação asfáltica, drenagem, capinação, varrição, sinalização viária, fiscalização do comércio informal, atualização do CadÚnico, atendimentos de saúde, ações habitacionais e atividades esportivas.
Conforme o secretário de Seminf, Madson Lino, a pasta mobilizou cerca de 120 trabalhadores, 23 equipamentos e 180 toneladas de massa asfáltica, com previsão de manter as equipes até a conclusão dos serviços previstos no bairro.
A operação também conta com mais de 200 trabalhadores da Limpeza Urbana, além das equipes da Semasc, que iniciaram os trabalhos com dez equipes nesta quinta-feira e ampliarão para 20 equipes nos próximos dias.


