Sigo Amazonas
Manaus

Morre Teixeira de Manaus, o maior do sax nos beiradões do Amazonas

FOTO: Divulgação

Manaus – O músico amazonense Rudeimar Soares Teixerira, o Teixeira de Manaus, morreu hoje, dia 18 de janeiro de 2024, aos 79 anos, em Manaus. Ele foi vítima de câncer na hipófise (responsável pela controle da maioria das outras glândulas).
Ele estava, desde 2023, na UTI do hospital Santa Júlia, onde veio a óbito na madrugada, por volta de 3h.
Teixeira de Manaus é autor do hit “Deixa o meu sax entrar”, a Música que é a Cara de Manaus, segundo resultado de enquete popular realizada pela Rede Amazônica de Televisão/Globo, em 2019.
Com essa música, Teixeira de Manaus conquistou público para além do Amazonas, principalmente nas cidades nortistas e nordestinas.

DO CATALÃO E O RT4

Nascido na costa do Catalão, comunidade localizada na confluência dos rios Solimões e Negro, região hoje pertencente ao município de Iranduba, o jovem Ruideimar migrou para Manaus na década de 1960, em busca de formação escolar.
Depois de passar por vários grupos musicais, tocando flauta e saxofone, já na década de 1970, criou o grupo RT4, uma referência a Rudeimar Teixeira e seus quatro músicos.
O até então Teixeirinha, era chamado pelos colegas de maestro Teixeira, em reconhecimento à sua atuação como músico profissional.
Com o RT4, portanto, o maestro tocou em casas noturnas de Manaus e nas festas de santos e outras festas populares dos “beiradões” amazonenses. Assim, a fama do maestro do saxofone se ampliou para outras terras outras águas.
Como resultado, o long play (LP) vendeu mais de 100 mil cópias e o saxofonista foi agraciado com o Disco de Outro, deferência top do mercado a um grande sucesso.



Informações BNC AM

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais