Sigo Amazonas
Mundo

Morre na prisão um dos principais opositores de Putin, Alexei Navalny


Alexei Navalny, opositor russo e principal adversário do Kremlin, morreu nesta sexta-feira (16) na prisão do Ártico em que cumpria pena de 19 anos de prisão, informou o serviço penitenciário. Navalny cumpria a pena havia aproximadamente três anos.

O Serviço Penitenciário Federal disse, em comunicado, que Navalny, 47 anos, se sentiu mal após uma caminhada na sexta-feira e perdeu a consciência. O governo russo afirmou não possuir informações sobre a causa da morte.
“Em 16 de fevereiro de 2024, no centro penitenciário N°3, o prisioneiro Navalny A.A. passou mal após uma caminhada (…) as causas da morte estão sendo determinadas”, afirmou o serviço penitenciário da região ártica de Yamal em um comunicado.
Quem foi Navalny?
O ex-advogado que se tornou conhecido há mais de uma década por satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e denunciar casos de corrupção ganhou notoriedade na década de 2010 ao liderar movimentos de oposição que levaram milhares de pessoas às ruas em protesto contra Putin.
Ele foi detido pelas forças russas em janeiro de 2021, logo após retornar da Alemanha, onde recebeu tratamento por suspeita de envenenamento.
Navalny foi condenado à prisão por um período que o manteria detido até os 74 anos, sob acusações de que ele alegava serem fabricadas com o intuito de mantê-lo afastado da política.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais