Manaus – De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas, Manaus registrou em 2023 cerca de 1.499 assaltos a ônibus do transporte coletivo.
Esse número equivale a cerca de 4 assaltos por dia, número considerado alto. Os números mostram uma redução de 25% em relação ao ano de 2022, que registrou 1.943 assaltos. Este número pode ser maior, já que alguns sem esperança de resolução do caso, não registram o boletim de ocorrência.
O Sinetram informou ao Sigo Amazonas que têm registrado os boletins de ocorrências e enviado as imagens para a polícia, com o objetivo de investigar os casos.
Ainda de acordo com eles, o órgão responsável tem cobrado e participado continuamente de reuniões na secretaria de segurança pública do Amazonas – SSP AM, repassando números de ocorrências e localidades que mais acontecem os assaltos e que tem investido em tecnologia para diminuir a circulação de dinheiro nos ônibus, principal motivação dos criminosos realizarem os delitos durante as viagens nos coletivos.
Veja alguns números de assaltos em algumas avenidas principais da capital amazonense em 2023.
- 19 assaltos na Max Texeira
- 17 assaltos na Rodrigo Otávio
- 6 assaltos na avenida Torquato Tapajós
- 6 assaltos na Autaz Mirim
Quem fica no prejuízo é a população, que precisam conviver em meio ao perigo, correndo o risco de perder seus bens.
O Sigo Amazonas entrou em contato com a Secretaria de Segurança de Pública para perguntar quais medidas estão sendo adotadas para combater estes crimes, porém até o fechamento desta reportagem, não tivemos retorno.
Matéria: Elton Pereira