Com o objetivo de reforçar a prevenção de síndromes respiratórias e gripais, a Prefeitura de Manaus orienta a população a se vacinar contra a influenza (gripe) até o dia 31 de janeiro, data prevista para o encerramento da campanha de imunização contra a doença na capital. A vacina é indicada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade e está disponível em mais de 160 pontos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, enfatiza que a vacinação é a principal ferramenta para a prevenção da gripe, contribuindo para reduzir complicações, hospitalizações e óbitos, em especial entre grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
“A vacina, hoje, está disponível para todas as faixas etárias, e quanto mais pessoas se vacinarem, melhor, pois isso colabora para diminuir a circulação do vírus e reduzir o risco de casos graves e internações, além de proteger as populações mais suscetíveis à doença”, explica.
Conforme Djalma, a demanda pela vacina contra a gripe teve aumento significativo nas últimas semanas, em razão das matrículas escolares. Somente nestes primeiros nove dias do ano, de acordo com dados da Semsa, foram aplicadas 24.265 doses do imunizante.
“A vacinação em Manaus continua até o dia 31 de janeiro, mas pode terminar mais cedo, caso se esgotem as doses disponíveis. Então não deixe para a última hora e procure o quanto antes uma unidade de saúde para assegurar sua dose”, orienta.
As salas de vacina da Semsa, aponta Djalma, estão distribuídas em todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. A lista de pontos, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza.
“Para receber a dose, basta que o usuário apresente documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se tiver, cartão de vacina”, complementa.
Fonte: AM POST.