Manaus está com o sinal de internet e de telefonia celular funcionando por contigência devido ao rompimento de uma fibra subfluvial da Embratel, no Rio Solimões. As informações foram confirmadas pela Associação Brasileira de Internet (Abranet) ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, nesta terça-feira, 14/5.
De acordo com o vice-presidente da associação, Jesaías Arruda, a navegação sofreu danos na manhã de segunda-feira, 13, afetando o sinal de internet na capital e em municípios do interior do Amazonas. Segundo Arruda, a internet só está funcionando em Manaus por conta da Interligação ‘Linhão de Tucuruí’, que conecta Tucuruí-Macapá-Manaus.
“As cidades do interior próximas a Manaus, como Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro Castanho estão sendo afetadas pela falta de conectividade na internet da Embratel, e como essas cidades só tem um único caminho, elas estão sem internet completamente. Vão depender de pequenos provedores que utilizam links de comunicação via rádio para serem atendidas. A cidade de Manaus tem sido impactada com uma lentidão no acesso à internet, no uso de telefonia celular e na banda larga residencial.”Jesaías Arruda, vice-presidente Abranet.