De pés descalços, o vereador de primeiro mandato João Paulo Janjão (Agir) percorreu trechos da BR-319, rodovia federal que liga o Amazonas ao restante do país, e cobrou do governo federal a pavimentação da estrada. A ação, no entanto, foge das atribuições legais de um vereador, que têm como função principal atuar na esfera municipal — por meio da elaboração de leis, requerimentos, indicações e fiscalização da Prefeitura de Manaus.
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 para cobrar ações dos órgãos responsáveis para que a situação da estrada deixe de ser um problema crônico. Em uma rede social, o vereador publicou vídeos e fotos da situação da BR-319
Janjão afirmou, por meio da assessoria, que está cumprindo seu papel como fiscalizador, inclusive em pautas que, segundo ele, impactam diretamente a população da capital amazonense, como é o caso da BR-319.
A assessoria também pontuou que o vereador continua atuando em demandas locais, como a cobrança por melhorias nos bairros. “Ele já cobrou, sim, melhorias para os bairros e continua cobrando — inclusive, semana passada na Compensa, uma cratera; retrasada, no Crespo. Ele está todos os dias nas ruas”, diz a nota enviada à reportagem.
Apesar disso, uma rápida análise nas redes sociais do parlamentar mostra que grande parte das publicações gira em torno de cobranças ao governo federal, críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e aparições ao lado de secretários municipais em obras, sem deixar claro se se trata, de fato, de ações de fiscalização, ou apenas visitas pontuais.
Para o parlamentar, a BR-319 é uma pauta esquecida há décadas e precisa de atenção urgente do governo federal.
Fonte: Portal Tucumã