Sigo Amazonas
Mundo

Irã apresenta novas armas de defesa área em meio a tensões regionais

FOTO: Divulgação


O Irã apresentou novos armamentos neste sábado, incluindo o que afirmou ser o sistema de mísseis antibalísticos Arman, fabricado localmente, e o sistema de defesa aérea de baixa altitude Azarakhsh, segundo a agência de notícias oficial Irna. 

O anúncio foi feito em meio a tensões na região, com militantes houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, realizando uma série de ataques contra navios associados a Estados Unidos, Reino Unido e Israel no Mar Vermelho, numa demonstração de solidariedade à Faixa de Gaza.

Gaza está sob ofensiva militar de Israel desde os ataques do Hamas contra o sul israelense em 7 de outubro. 

Em resposta aos ataques dos houthis, os EUA atingiram alvos dentro do Iêmen e instalações de grupos apoiados pelo Irã no Iraque e na Síria.

Bases militares norte-americanas também foram atacadas na Síria e no Iraque. Já Israel acertou alvos iranianos na Síria. 

A cerimônia deste sábado para apresentar os dois sistemas montados em veículos militares foi realizada na presença do ministro da Defesa iraniano, o general de brigada Mohammad Reza Ashtiani.

A agência Irna disse que o sistema de mísseis Arman “pode enfrentar simultaneamente seis alvos a uma distância de 120 a 180 km”. Já o sistema de mísseis Azarakhsh “pode identificar e destruir alvos… até um alcance de 50 km, com quatro mísseis prontos para disparar”. 


(Redação de Dubai)

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais