Manaus – Um homem, de 68 anos, foi preso neste sábado (18) após matar Francisco do Nascimento de Melo, 48, conhecido como ‘Cafu’. O crime ocorreu na última terça-feira (14), enquanto a vítima caçava na propriedade do fazendeiro, no quilômetro 37 da BR-317, na zona rural de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros a sudoeste de Manaus) e a prisão foi efetuada em Rio Branco, no Acre. O idoso já tinha desentendimentos com a vítima.
Testemunhas afirmaram que Francisco estava caçando com seu filho de 14 anos, na propriedade rural do suspeito quando foi abordado. O fazendeiro questionou a presença dele na área, e após uma discussão e troca de ameaças, sacou uma arma e disparou contra a vítima.
De acordo com o delegado Gustavo Kallil, titular da 61ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), a equipe foi informada do crime logo após sua ocorrência e iniciou as investigações para identificar o autor. Foi instaurado um Inquérito Policial (IP), e testemunhas foram ouvidas, o que levou à identificação do suspeito.
O delegado relatou que o crime aconteceu quando a vítima, saiu para caçar em uma área mais distante, e precisou atravessar em um terreno pertencente ao suspeito. Durante esse momento, ele foi surpreendido pelo homem, que iniciou uma discussão com Francisco, culminando em um disparo de arma de fogo contra a vítima. Após o crime, o autor fugiu do local.
As investigações revelaram que o autor e a vitima já tinham desavenças relacionadas à proibição da caça na região. O corpo de Francisco foi encontrado na terça-feira (14), por volta do meio-dia, no ramal do quilômetro 37, zona rural do municipio. Um vídeo compartilhado nos aplicativos de mensagens, mostra a mulher de Francisco desesperada ao ver o marido morto.
Procedimentos
O homem responderá por homicídio qualificado e está à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: D24am.