Nesta última sema, dia 20 de março, na sala da Rádio Comunitária Atividade FM 87,9, foi criado o Conselho de Entidades em Defesa dos Títulos Definitivos de Propriedade, dos Moradores de Santa Etelvina. Preocupados com a morosidade dos governos Municipal e Estadual, que ventilam essa possibilidade há mais de 20 anos, entidades, associações representativas e lideranças diversas decidiram se unir em defesa desse propósito.
O Conselho está constituído pela Associação Comunitária de Santa Etelvina, pela Rádio Comunitária Atividade FM 87,9, pela Associação de Moradia Ana Oliveira, pela Associação Rancho Folclórico Luso Brasileiro do Amazonas, pela Comissão Gestora da Feira Municipal Padre Rogério, além de lideranças de segmentos religiosos evangélicos e católicos.
Outras entidades representativas estão sendo convidadas para reforçarem esse movimento de união e lutas. Segundo os organizadores, não importa quem sejam torcedores do time de futebol A ou B, se praticam uma fé religiosa X ou Y, se são altos ou baixos… importa é que estejamos todos unidos em um só propósito.
Para tanto, foi criado o Comitê Diretivo para o biênio 2025 – 2027. O comitê está representado pelo senhor Josinaldo Tavares Rodrigues, presidente da Associação Comunitária de Santa Etelvina e da Rádio Comunitária Atividade FM 87,9; a senhora Maria Elza Ribeiro Sarmento, presidente da Associação de Moradia Ana Oliveira (AMAO); a senhora Eliete Farias dos Santos, presidente da Associação Rancho Folclórico Luso Brasileiro do Amazonas; a Senhora Alexandra Valeria, presidente da Comissão Gestora da Feira Municipal Padre Rogério, e na coordenação dos trabalhos do comitê diretivo, o senhor Bibiano Simões Garcia Filho.
O título de propriedade é um documento legal que comprova a posse de um imóvel. Ele é emitido pelo governo e é um dos documentos mais importantes de uma propriedade. O título de propriedade é essencial para garantir a segurança jurídica de uma transação imobiliária. Ele atesta quem é o legítimo dono do imóvel e quais são os seus direitos e obrigações.
Os membros do Conselho lembram que muitos governos, municipal ou estadual, entraram e saíram de suas gestões desde os anos 90, sem atenderem esse importante pleito, que vem sendo solicitado desde os membros das primeiras associações de moradores, como o senhor Salviano Barbosa, João Monte Fusco, Robson, Renato Queiroz, Célio do Amaral. Muitos dos quais faleceram sem poderem ver esse sonho realizado. Saem governos e entram governos e a história tem se repetido, restando apenas as promessas. Acreditamos que o segredo da vitória para a obtenção desse importante documento esteja justamente na união de todas as entidades e lideranças, disse o coordenador do comitê gestor, o professor Bibiano Filho.
Durante a semana estação sendo reforçadas as dinâmicas de confecção e envio de importantes documentos subscritos por todas as lideranças de entidades, bem como um abaixo assinado subscrito pelos moradores que desejam ter seu Título Definitivo junto aos governos Estadual e Municipal, além de agendamentos que estão sendo construídos junto a Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Comissão Pastoral da Terra, Cáritas Arquidiocesana, a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (SECT), que é o órgão do governo do Amazonas responsável por regularizar terras, e a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), da prefeitura de Manaus.
O Comitê receberá a todas as entidades e lideranças, pois entende que somente a união entre todos é que poderá promover a vitória de tão aguardado direito, que todos tenham seu Título Definitivo de Propriedade Urbana.