Manaus – O candidato a vereador de Manaus, Márcio Almeida, foi flagrado na manhã deste domingo (6) distribuindo “santinhos” de sua campanha nas proximidades de uma zona eleitoral, localizada no bairro Santo Agostinho. Almeida, que é proprietário de um restaurante na região, foi visto por eleitores enquanto realizava a entrega do material em frente ao estabelecimento, que fica a poucos metros de um local de votação.
A ação de distribuição de “santinhos” próximo a zonas eleitorais é considerada uma infração eleitoral, configurando propaganda irregular no dia da eleição. De acordo com a legislação, a distribuição de materiais de campanha, como panfletos e adesivos, é proibida nas redondezas dos locais de votação, com a intenção de garantir que os eleitores tomem suas decisões sem pressões ou influências de última hora.
Testemunhas relataram que Márcio Almeida estava acompanhado por membros de sua equipe de campanha durante a entrega dos materiais. A movimentação chamou a atenção de fiscais eleitorais que estavam monitorando a área. Um boletim de ocorrência foi registrado, e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deve investigar o caso para apurar se houve violação das regras eleitorais.
Caso a infração seja confirmada, o candidato poderá enfrentar sanções, que podem variar de multa à impugnação da candidatura. Até o momento, Márcio Almeida não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.