Sigo Amazonas
Política

Divisão na bancada do Amazonas sobre ampliação de vagas na Câmara

FOTO: Divulgação

A votação do projeto que prevê a criação de novas vagas na Câmara dos Deputados expôs a divisão interna da bancada do Amazonas em Brasília. O painel de votações da Casa Legislativa mostra diferentes posicionamentos entre os oito parlamentares amazonenses — com votos favoráveis, contrários e ausências registradas.

Votaram a favor da ampliação das vagas os deputados Adail Filho (Republicanos)Átila Lins (PSD) e Pauderney Avelino (União Brasil). Já Alberto Neto (PL) e Sidney Leite (PSD) se posicionaram contra a medida.

O deputado federal Amom Mandel disse que não participou da votação do Projeto de Lei Complementar que trata do aumento do número de deputados federais devido a um “compromisso inadiável” previamente agendado, que coincidiu com o horário da deliberação no plenário.

Mandel também reiterou seu posicionamento público sobre o tema, afirmando que a discussão sobre o aumento do número de deputados federais precisa ir além de interesses regionais isolados e considerar o impacto no conjunto do país. O deputado disse, ainda, que acha “justo” que o Amazonas tenha uma representação mais robusta — especialmente para defender a Zona Franca de Manaus, vital para economia e para a preservação da floresta, porém, diz acreditar que a correção não pode vir às custas do contribuinte.

“Defendo uma redistribuição inteligente das cadeiras existentes, com base em critérios populacionais atualizados, sem criar novas vagas na Câmara. Isso fortalece a representatividade do Amazonas e, ao mesmo tempo, preserva a responsabilidade fiscal. Aumentar a eficiência sem aumentar o custo é o que a população espera de nós. Se queremos fortalecer a democracia, precisamos mostrar que é possível fazer mais — e melhor — com o que já temos.”

Os deputados Silas Câmara (Republicanos) e Fausto Júnior (União Brasil) não estavam presentes na sessão. Silas Câmara, por meio de sua assessoria, foi o único além de Mandel a responder à reportagem, justificando sua ausência por licença médica.

Painel de presença – Fonte: Câmara dos Deputados

A proposta que amplia o número de deputados federais segue gerando debates intensos no Congresso e na sociedade, com críticas principalmente quanto ao impacto fiscal. No Amazonas, a divisão da bancada evidencia diferentes leituras sobre como garantir mais representatividade sem onerar ainda mais os cofres públicos.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais