A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 80ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), com apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, cumpriu, na segunda-feira (28), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 55 anos. O indivíduo se passava por perito para coagir vítimas de estupro de vulnerável a mudarem seus depoimentos contra os acusados.
As vítimas são quatro adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, filhas e netas dos autores dos crimes – dois homens de 43 e 79 anos, presos em outubro de 2024, em Beruri, por estupro de vulnerável. Após as prisões, a polícia tomou conhecimento de dois vídeos nos quais o falso perito questionava duas das adolescentes, tentando fazê-las retratar as denúncias de abuso sexual contra o pai.
Possível atuação em outros casos
De acordo com a delegada Rosane Ferreira, titular da 80ª DIP de Beruri, há indícios de que o homem possa ter agido em outros casos no estado. “É primordial que vítimas ou testemunhas que tenham conhecimento de sua atuação em outros locais procurem a 80ª DIP de Beruri ou qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP) em Manaus”, destacou.
Além da coação no processo, o indivíduo também é investigado por violência doméstica contra a ex-companheira e por estupro de vulnerável.
Prisão em flagrante
O suspeito foi preso em Manaus após comparecer à DECCM Centro-Sul, onde se apresentou como perito para acompanhar um caso. Ele foi reconhecido por um policial civil que tinha conhecimento da investigação em Beruri.
Próximos passos
O falso perito responderá por coação no curso do processo envolvendo estupro de vulnerável e já está à disposição da Justiça. A polícia reforça a importância de denúncias em casos de violência sexual e alerta para a gravidade de tentativas de manipulação de vítimas.
Qualquer informação sobre crimes contra mulheres e crianças pode ser repassada à 80ª DIP de Beruri ou aos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) em Manaus. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 180 ou Disque 100, de forma anônima.