O Supremo Tribunal Federal (STF) formou a maioria, nesta quarta-feira (26), ao julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus aliados. O julgamento teve decisão unânime dos ministros Alexandre de Moraes, seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Carmén Lúcia e Crsitiano Zanin que concordaram em aceitar integralmente a denúncia.
No início de seu voto, Moraes destacou que a denúncia da PGR descreveu de maneira satisfatória os fatos, com todas as suas circunstâncias, garantindo aos acusados o amplo conhecimento dos motivos pelos quais estavam sendo processados.
O ministro também considerou que os denunciados, liderados por Bolsonaro, foram protagonistas de uma “tentativa de golpe de Estado violentíssima”, com base nas investigações da Polícia Federal.
O ministro Flávio Dino, ao votar, ressaltou que embora houvesse um debate sobre a presença de violência e grave ameaça, o vídeo apresentado por Moraes afastou qualquer dúvida quanto a essa questão.
Cármen também seguiu o relator, alcançando 4 x 0 a favor da denúncia contra Bolsonaro e aliados. “Os tipos de materialidade estão presentes. O que tem como indício comprova que há conhecimento e participação. Se era criminosa ou para ser partícipe do golpe, é outra história. Temos deinstruir, ver as provas”, ressaltou.
Fonte: D24am.