Rio de Janeiro- Uma pesquisa da plataforma Preply revelou quais ditados populares mais usados no Brasil. Expressões como “O barato sai caro” e “A mentira tem perna curta” ocupam os primeiros lugares entre os mais citados em todo o País.
De Norte a Sul, os ditados refletem hábitos, valores compartilhados e até mesmo traços da identidade cultural de cada brasileiro.
Segundo a pesquisa, “O barato sai caro” lidera com 65,4% das menções, sendo bastante popular em todas as regiões do Brasil. A expressão aponta para o risco de optar pelo preço em vez da qualidade, refletindo uma preocupação comum no dia a dia dos brasileiros.
Em segundo lugar, “A mentira tem perna curta” aparece com 64,3%, traduzindo um senso de justiça e desconfiança em relação a inverdades. Já “A esperança é a última que morre”, é mencionada por 61% dos entrevistados. A expressão reflete o otimismo resiliente e característico da cultura brasileira.
FOTO: Preply/Reprodução
Outras expressões também aparecem no ranking, como “Antes tarde do que nunca” (59,8%) e “Quem não tem cão caça com gato” (59,2%).Essas frases indicam adaptabilidade e resiliência.
A pesquisa revela ainda que alguns ditados são reproduzidos de maneira incorreta. A expressão “Quem não tem cão caça com gato” é um exemplo clássico: a forma original seria “Quem não tem cão cace como gato”, enfatizando a astúcia e a sagacidade.
Já o conhecido “Batata quando nasce, se esparrama pelo chão” deveria ser “Espalha a rama pelo chão”, remetendo ao ciclo natural do vegetal e à forma correta da expressão.
Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/brasil/pesquisa-revela-os-ditados-mais-populares-do-brasil/