Uma mulher de 26 anos, natural da Bélgica, ganhou destaque na imprensa internacional ao perder todos os dentes em um tratamento dentário na Turquia. Em entrevista ao britânico The Mirror, ela fez um alerta contra procedimentos alternativos e mais baratos, segundo ela, são ‘atrativas armadilhas’ para ter prejuízo.
Alana Boone, profissional de recursos humanos, afirmou que foi informada por seu dentista que precisaria fazer um procedimento para colocar coroas na boca –uma espécie de capa no formato do dente. Na Bélgica, o tratamento sairia ‘uma fortuna’, porém, uma amiga de sua mãe indicou uma clínica na Turquia.
A moça então entrou em contato e fez uma cotação, o tratamento ficaria em R$ 41 mil, bem mais barato do que o que gastaria se fizesse no seu país. À época, em 2021, antes de viajar, Alana fez uma anamnese com o profissional dentista e, a pedido dele, enviou fotos de sua boca para que ele analisasse o problema.
Após tudo ser acordado, ela então reservou voo e hotel para realizar o tratamento na Turquia. Em 26 de julho de 2021, ela visitou a clínica e iniciou o tratamento. No primeiro dia, ela já alega ter sentido dor.
“Foi então decidido que meus dentes deveriam ser desvitalizados [a remoção da polpa dentária doente de dentro do dente]. Claro, isso acarretou custos extras, e, dois dias depois, as minhas coroas permanentes foram colocadas. Eu gritei e berrei porque doía muito”, relatou ela ao jornal britânico.
Alana voltou para casa dias depois e a dor só piorou. Em 1º de agosto de 2024, ela começou a sentir sulcos na boca, como se fossem cavidades, juntamente com um gosto que ela considerou desagradável.
Ela retornou a Turquia e realizou uma série de visitas ao consultório do tal dentista. Em determinado momento, ela desistiu e procurou um profissional em seu próprio país. Nessa, ela soube que seu procedimento tinha sido um fracasso e que, como consequência, seus dentes foram comprometidos.