Médicos terceirizados do Amazonas mantêm a suspensão de parte dos atendimentos em Manaus, nesta quarta-feira (6), sexto dia de paralisação.
A reunião da categoria com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), prevista para acontecer na tarde de terça-feira (5), foi reagendada.
A expectativa dos profissionais é que a categoria seja recebida pelo governador Wilson Lima na quinta-feira (7). De acordo com o médico Victor Hugo, diretor da Cooperativa de Clínica Médica, a Secretaria de Saúde e o gabinete do governador remarcaram o encontro. “Prontamente concordamos”, disse.
O governador disse que a SES-AM se reuniria, na tarde do mesmo dia, com as cooperativas de médicos para definir as datas dos pagamento de salários atrasados.
“A gente está trabalhando aqui para fazer um esforço, para honrar esse compromisso que a gente tem com as cooperativas. Agora à tarde, a Secretaria de Saúde está chamando as cooperativas para estabelecer uma data de pagamento e encontrar um entendimento, pra que a gente possa honrar com esses compromissos e pagar, naturalmente, as cooperativas e respectivamente os salários dos médicos”, afirmou, na ocasião.
Com parte dos serviços suspensos desde sexta-feira (1º), os médicos cobram do Governo do Amazonas pagamentos de débitos de 2021 e 2022, além dos salários dos meses de agosto, setembro e outubro de 2023.
Conforme o médico Victor Hugo, nesta quarta, a categoria começou a identificar pagamentos de agosto. “Porém, várias empresas seguem sem receber nada ainda”, enfatizou.
BNC Amazonas