Sigo Amazonas
Mundo

Terremoto mata ao menos 6 pessoas no Japão e gera alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Japão hoje e fez com que o país emitisse alerta de tsunami. Ao menos seis pessoas morreram, e quase cem mil tiveram que deixar suas casa.

A prefeitura de Ishikawa informou que seis pessoas morreram. A notícia foi divulgada pela TV pública NHK e pela agência de notícias Kyodo.

Tremores de terra atingiram a costa oeste do Japão. Após os abalos sísmicos, um tsunami com cerca de um metro de altura foi registrado em parte da costa.

O alerta de tsunami, emitido mais cedo pela JMA (agência meteorológica do Japão), foi rebaixado e agora é classificado como “aviso”. Autoridades chegaram a falar sobre a possibilidade de ondas de até cinco metros atingirem a costa oeste do país, mas horas depois o risco foi reduzido.

Edifícios desabaram em Ishikawa, Niigata, Fukui, Toyama e Gifu. A NHK divulgou que várias pessoas ficaram feridas a partir da 1h do dia 2 (por volta das 13h de hoje, pelo horário de Brasília). Há também informações sobre moradores que não conseguiram fugir e ficaram em suas casas.

O governo ordenou a evacuação de mais de 97 mil pessoas em nove províncias. As pessoas devem se hospedar em pavilhões esportivos e ginásios escolares.

Um homem idoso foi esmagado após o desabamento de uma casa em Shika, em Ishikawa. Essa foi a primeira morte foi confirmada, depois vieram as outras.

O epicentro do terremoto de magnitude 7,6 foi na península de Noto, às 16h10 no horário local (4h10 em Brasília). É o maior registrado para essa península desde 1885.

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que instruiu as equipes de busca e resgate a fazerem “todo o possível para resgatar vidas”. No entanto, o acesso às áreas atingidas pelo terremoto é difícil porque as estradas estão bloqueadas, segundo a Reuters.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais